ABCZ participa do GAF Talks sobre o futuro da agricultura

03/04 às 14h

Em sua primeira edição realizada no dia 29 de março, o GAF Talks, organizado pela DATAGRO Consultoria, conduziu as discussões sobre a agricultura do futuro e o impacto das novas tecnologias no processo produtivo. A ABCZ foi representada pelo diretor Arnaldo Prata Filho. O evento aconteceu em São Paulo, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo e reuniu mais de 750 pessoas.

Para falar sobre as inovações no campo, o evento recebeu Alan Jorge Bojanic, Representante da FAO no Brasil, Mauricio Lopes, Presidente da Embrapa, os Ex- Ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, Francisco Turra e Alysson Paulinelli, o Chairman e Chief Executive Officer da Monsanto, Hugh Grant, Ulisses Mello, Diretor da IBM, além de outros importantes nomes. 
Para Alan Bojanic, Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) novas ferramentas tecnológicas vão trazer benefícios para a produção de alimentos. “O Big Data vai contribuir para o aumento de produtividade na agricultura”, disse Bojanic.
No painel que teve como tema a sustentabilidade, Mauricio Lopes destacou que o agronegócio brasileiro precisa acelerar esforços por maior agregação de valor e especialização dos produtos. “Hoje, a sociedade de consumo é mais exigente e os mercados são mais sofisticados e competitivos”. 
O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também participou deste painel, ressaltando o enorme avanço de produtividade que a agricultura brasileira registrou nos últimos 25 anos, sendo alavancada pelo uso de tecnologia no campo. “Desde a temporada 1990/91 até o ciclo 2016/17, a produção brasileira de grãos cresceu 285% e a área plantada avançou somente 58%, poupando cerca de 86 milhões de hectares de floresta”.
Durante o painel O Futuro da Agricultura, Hugh Grant, Chairman e Chief Executive Officer da Monsanto destacou os principais desafios do setor. “Teremos que produzir mais utilizando menos água, fertilizantes, terra, entre outros recursos, tendo a tecnologia como grande aliada para o aumento de produtividade”.

Apoio à carne brasileira
No início do GAF Talks 2017, Cesário Ramalho, presidente do Conselho do Global Agribusiness Forum, expressou, através de um manifesto apoio ao Ministro da Agricultura em relação aos últimos acontecimentos envolvendo a indústria de carnes brasileira.
“O imbróglio foi e ainda é grande, mas as entidades representativas do agronegócio reunidas no GAF Talks ratificam sua confiança no ministro Blairo Maggi para o completo restabelecimento da situação pré-crise”, ressaltou através do manifesto.

Fonte: GAF