Projeto Geoparque Uberaba é lançado na ExpoZebu

28/04 às 16h

Por Mário Sérgio Santos

Foi lançado na manhã de hoje (28/04), no Parque Fernando Costa, o projeto turístico Geoparque Uberaba. O encontro faz parte da programação da 83ª ExpoZebu.

Durante o lançamento, que reuniu autoridades políticas, como o prefeito de Uberaba Paulo Piau, o vice-prefeito João Gilberto Ripossati, o vereador Aguinaldo Silva, e o deputado estadual Tony Carlos, as entidades envolvidas no projeto apresentaram detalhes da iniciativa. “O Geoparque Uberaba promete ser um dos maiores projetos turísticos da região. É uma honra participar desse momento, porque a ABCZ entende que fomentar o turismo é desenvolver a economia da cidade. A partir do turismo conseguimos gerar empregos e movimentar o comércio. É claro que um projeto como esse tem nosso apoio”, destaca Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

 

O projeto Geoparque Uberaba é coordenado pelo geólogo e conselheiro da ABCZ, Luiz Carlos Ribeiro, e está sendo desenvolvido por meio de parceria com a própria ABCZ, Prefeitura de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A intenção é potencializar a vocação turística de Uberaba. “A cidade já é reconhecida nacionalmente pela paleontologia, além de outros aspectos históricos. E tudo isso fez com que a cidade fosse escolhida pelo Serviço Geológico Brasileiro para se tornar um Geoparque. O projeto tem chancela da Unesco, e já existe em mais de 30 países”, explica Ribeiro.

Em Uberaba o Geoparque envolve a criação de uma espécie de roteiro turístico na cidade, passando inicialmente por cinco pontos identificados como geossítios e sítios históricos e culturais. São eles: Parque Fernando Costa (ABCZ), Memorial Chico Xavier, Fazenda Cassu, Peirópolis e igreja Santa Rita.

O próximo passo para a criação do Geoparque Uberaba será dado amanhã (29/04), durante a abertura oficial da 83ª ExpoZebu. Um protocolo de intenções será assinado pelas entidades envolvidas.