Maggi destaca na ExpoZebu preocupação com volta do Funrural

29/04 às 16h

A ExpoZebu 2017 foi aberta oficialmente neste sábado (29/04), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), com a presença de diversas autoridades, lideranças rurais e pecuaristas. Durante o evento, ocorreu o lançamento oficial da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa. 
A retomada da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, foi um dos temas abordados pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante seu discurso. 
Segundo ele, caso a cobrança seja mantida, isso impossibilitará milhares de produtores rurais de continuarem na atividade, especialmente aqueles que não fizeram o recolhimento dessa contribuição desde sua suspensão. Quem manteve o recolhimento do Funrural mesmo com a liminar ou fez o depósito judicial, está mais tranquilo porque fez o pagamento. Mas quem se amparou na liminar e não recolheu a contribuição desde 2011, terá que pagar com juros, correção e multa . “Se somarmos, por exemplo, os valores referentes ao Funrural, além de multas e juros, nos últimos cinco anos, a dívida do produtor que não recolheu deve representar de 20% a 25% do faturamento bruto anual da propriedade. É muito difícil quem tem esse recurso disponível para quitar a dívida com o Funrural. Sem quitar a dívida, o produtor deixa de ter acesso a financiamento. O prejuízo será grande para o país.”, explica Blairo.
O ministro ainda destacou nos próximos dias ocorrerá a definição do Plano Safra e que já foi solicitado ao presidente Michel Temer a preservação dos recursos para o setor. 
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges, destacou o crescimento da ExpoZebu, que chega à sua 83ª edição com mais 1.800 animas inscritos das raças zebuínas, mais de 100 expositores, 21 leilões e três shoppings de zebuínos. 
Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, elogiou a atuação rápida do Ministério da Agricultura para minimizar os efeitos da Operação Carne Fraca e lembrou que a cidade de Uberaba é referência de tecnologia na área agropecuária. O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, destacou que o Estado vem conseguindo ampliar as negociações do setor, apesar do momento econômico. 
Convênios - Durante a solenidade, houve assinatura do protocolo de intenções para a implantação do projeto turístico Geoparque Uberaba, firmado entre a ABCZ, Prefeitura de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Os geoparques são espaços delimitados criados pela UNESCO e reconhecidos por sua importância científica e cultural e que devem servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local.  São mais de 100 geoparques pelo mundo.
Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a ABCZ e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da EMATER-MG, com a finalidade de desenvolver aplicativo móvel para promoção, divulgação e oferta de touros do Programa Pró-Genética. Para garantir a continuidade do programa, os representantes do Governo de Minas, Secretaria de Agricultura, EMATER-MG, Epamig, IMA e ABCZ firmaram durante a abertura da ExpoZebu 2017 um novo Termo de Cooperação Técnica. Para ampliação do crédito rural direcionado ao programa, assinaram um termo de cooperação técnica ABCZ, Banco do Brasil e Secretaria de Estado de Agricultura.
Homenagens- A solenidade de abertura da ExpoZebu teve um momento de reconhecimento ao trabalho de duas personalidades do setor. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, recebeu o Título Benemérito da ABCZ. Já o médico cirurgião vascular e endovascular, Wilson Rondó Júnior, recebeu o título de Sócio Honorário da ABCZ. Ele tem atuado na defesa do consumo da carne e do leite e lança durante a ExpoZebu o E-Book: Leite Cru – A verdade nua e crua que vai mudar sua vida. Já o presidente da ABCZ foi homenageado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, pelo empenho e dedicação da ABCZ para promoção do melhoramento genético do rebanho bovino mineiro.
Sobre a ExpoZebu
A feira tem como tema central “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta – Novos Caminhos para Novos Resultados” e acontece de 29 de abril a 7 de maio.