ExpoZebu: Começam os julgamentos no Parque Fernando Costa

30/04 às 11h

Foram abertos na manhã deste domingo (30/04) a programação de julgamentos da 83ª ExpoZebu.  Pela primeira vez uma cerimônia solene marcou o início dos trabalhos. O evento reuniu diretores e técnicos da ABCZ, jurados, pecuaristas, e familiares de Torres Homem Rodrigues da Cunha, importante personagem no desenvolvimento do Zebu no Brasil e personalidade que dá nome ao ‘Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas’ do Parque Fernando Costa.

Durante a cerimônia, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, destacou a importância da valorização dos julgamentos. “Tenho mais de 30 anos de carreira como jurado e, como ninguém, admiro, luto e defendo a importância desse processo para o presente e o futuro da nossa pecuária. É daqui que sairão os grandes melhoradores do nosso rebanho, que é o maior rebanho comercial do mundo. São mais de 215 milhões de cabeças, e justamente e por isso carrega também a responsabilidade de ajudar a alimentar a população mundial”, diz Borges.

Ainda durante o evento, foi descerrada a placa de identificação do ‘Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas- Torres Homem Rodrigues da Cunha’. “Em nome de toda a família tenho muito a agradecer a toda diretoria da ABCZ por essa homenagem. Sentimo-nos muito honrados”, destaca Torres Lincon Prata Cunha, filho de Torres Homem.

Julgamentos. A 83ª ExpoZebu é marcada por várias novidades nos julgamentos. A começar pela forma como os jurados foram escolhidos. Os próprios expositores puderam indicar nomes previamente, e entre os mais votados para cada raça, foram selecionados os jurados titulares e auxiliares.

O formato dos julgamentos também está diferente. Em anos anteriores a avaliação de cada raça era feita por uma comissão composta por três jurados. Dessa vez serão apenas um jurado titular e um auxiliar. O objetivo da mudança foi resgatar uma linha mais didática do julgamento.

Outra novidade é volta do concurso Modelo Frigorífico, que pretende escolher o melhor animal para a produção de carne.