Representantes de 10 países discutem Zebu no Mundo tropical e sustentabilidade em fórum

03/05 às 17h

Por Mário Sérgio Santos

Diretores da ABCZ e representantes de comitivas internacionais se reuniram hoje (03/05), no Museu do Zebu, para o Fórum de Discussão ‘O Zebu Integrando Parceiros e Projetos no Mundo Tropical’. Entre as pautas levantadas no debate está a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

“Esse encontro foi pensado especialmente para que a gente possa aumentar ainda mais a parceria com outros países, envolvendo o que acontece no Brasil com o que acontece em outras regiões que também trabalham com as raças zebuínas. A proposta é que os participantes troquem experiências”, explica Dionir Dias de Oliveira Andrade, presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu.

Representantes de 10 países que fazem parte da Federação Internacional dos Criadores de Zebu (Ficebu) foram convidados. O Brasil foi representado por Eduardo Falcão, diretor da ABCZ. “Esse encontro é mais uma ação da diretoria da ABCZ em difundir o conceito (ILPF). Promover esse debate com todos os países é uma forma de trabalhar a pecuária de uma maneira ainda mais ampla. Isso, sem dúvida nenhuma, é muito importante”, destaca Falcão.

O diretor da associação de criadores de Zebu na Costa Rica (Asocebú), Manfred Rohrmoser, participou do fórum e também destaca a importância de eventos como esse. “Essas discussões são necessárias porque nos ajudam a conhecer as técnicas de manejo usadas no Brasil, que é uma potência mundial em pecuária zebuína”, diz.

Além de Costa Rica e Brasil, participaram representantes da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Honduras, El Salvador, México, Nicarágua e Guatemala. O debate teve como mediadores: João Gilberto Bento, consultor da ABCZ, e Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ. O produtor rural Joaquim Pereira Dantas Vilar e os engenheiros agrônomos João Kluthcouski (Embrapa) e Paulo Sérgio S. Ramos (Perene Agronegócios) foram palestrantes. A diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Cláudia Mendes de Souza, também participou.

O registro das discussões promovidas durante o debate será disponibilizado em breve no Centro de Referência da Pecuária Brasileira- Zebu. Para acessar o portal, clique aqui.

(O link para fazer o hiperlink é http://www.crpbz.org.br/)