Curso do PMGZ incentiva melhoramento genético das raças zebuínas na região Sul

O curso foi ministrado pelo Supervisor do PMGZ na Região Sul, Eric Costa, e pelo Técnico de Registro da ABCZ, Marcello Cembranelli. A demanda pelo curso foi percebida após interações com os criadores, que manifestaram interesse em saber mais sobre o programa de melhoramento genético da associação.
“Estivemos com os criadores da região em novembro do ano passado e eles mostraram interesse em se aprofundar no PMGZ. Agora, com o curso realizado, é muito gratificante perceber o empenho destes pecuaristas em entender o programa e buscar soluções para os seus rebanhos junto à ABCZ. Estamos trabalhando para aumentar a adesão ao PMGZ nos dois estados, além de aumentar o número de rebanhos colaboradores do PNAT”, explica a Analista Técnica de Fomento da ABCZ, Carla Martins.
.jpeg)
Durante a apresentação, transmitida de forma on-line para os participantes, foram abordados temas importantes relativos ao PMGZ.
“Apresentamos todas as funcionalidades do SIAG, o Sistema Integrado de Avaliação Genética, os acasalamentos dirigidos, tendências genéticas, ferramentas de descarte e seleção de matrizes. Enfatizamos a importância da mensuração correta das informações e mostramos os relatórios intrarrebanho, poderosas ferramentas para auxiliar na seleção dos rebanhos”, comenta Eric Costa.
Para Marcello, o curso representou um passo importante que irá contribuir para o crescimento da utilização do PMGZ na região.
“Há cinco anos, a região Sul estava carente da presença técnica da ABCZ. Inicialmente, restabelecemos o registro genealógico de forma mais assídua e, agora, decidimos realizar este primeiro curso justamente para incentivar os criadores locais a participarem do PMGZ. Percebemos uma participação bem ativa dos pecuaristas e acreditamos que ações como esta fortalecem o Zebu no Sul do Brasil”, finaliza o Técnico de Registro.