90ª ExpoZebu: Departamento Internacional da ABCZ prepara programação especial para receber visitantes estrangeiros
A expectativa é receber cerca de 600 visitantes de diversos países interessados em genética, tecnologia e serviços voltados ao setor pecuário zebuíno brasileiro. Repórteres de veículos estrangeiros também foram convidados para acompanhar de perto a programação da maior feira da pecuária zebuína do mundo.
“Em 2024, foram 534 visitantes de 34 países. Este ano, delegações de 26 países distintos já confirmaram presença, e a expectativa é que esse número cresça ainda mais nas próximas semanas”, destaca a Supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco Borges.
Para receber os estrangeiros, o Salão Internacional contará com 12 intérpretes com fluência em inglês, espanhol e francês. Também foi estruturada uma série de eventos que inclui palestras técnicas, visitas a centrais genéticas, farm tours, rodadas de negócios e ações em parceria com instituições nacionais e internacionais.
Um dos principais destaques é o Projeto Comprador, realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que reunirá autoridades, criadores e empresários da Tailândia, Tanzânia, Senegal e de países da América Latina e Central.
“Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto mais de 100 empresas participantes do Brazilian Cattle, com agenda voltada à troca de experiências e geração de oportunidades comerciais”, comenta Raquel.
A Supervisora de Relações Internacionais da ABCZ revela ainda que durante a 90ª ExpoZebu, está prevista a assinatura de um convênio de cooperação que irá formalizar uma parceria entre o Departamento Internacional da ABCZ e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), consolidando uma colaboração que já vem acontecendo na prática para negociações sanitárias e abertura de mercados para bovinos vivos e material genético . A ideia é fortalecer mercados já existentes e avançar na abertura de novos, com protocolos sanitários mais eficientes e alinhados com as exigências internacionais.
Também fazem parte da agenda internacional da 90ª ExpoZebu dois eventos técnicos de peso. O primeiro deles, “Agro Sem Fronteiras: Conectando o Brasil ao Mundo”, será realizado no dia 26 de abril e contará com a presença de representantes do Mapa, Asbia e ABCZ, discutindo ações para expansão do mercado pecuário zebuíno brasileiro e os desafios sanitários nas exportações.
Já no dia 30 de abril, o seminário “A Globalização dos Embriões Zebuínos: Ciência e Acordos Internacionais” vai debater os avanços e os entraves para a exportação de material genético bovino. Estão confirmadas palestras com especialistas da USP, Embrapa, SBTE e EmbryoTrac, além de uma mesa-redonda para a criação de um comitê científico para padronização de acordos internacionais.
A programação internacional também contempla o 2º Zebu Connect Day, que acontece no dia 1º de maio na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior. O evento reunirá empresas brasileiras e estrangeiras para promover conexões e fomentar o uso da genética zebuína e tecnologias inovadoras com estandes de empresas do Brazilian Cattle e palestras técnicas. O transporte até o local será gratuito, com saída no Parque Fernando Costa.
Para conferir a programação completa voltada aos visitantes estrangeiros, com todas as atualizações e informações sobre os eventos internacionais da 90ª ExpoZebu, acesse: expozebu.com.br/visitante-internacional.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa e Emater Minas Gerais. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é Itaipava.