Fazu celebra 50 anos com homenagens especiais durante a ExpoZebu 2025

Prêmio Pioneiros
A abertura das homenagens ocorre no sábado (26/04), às 9h, no Palanque Oficial Vicente Araújo de Sousa Júnior, com a entrega do Prêmio Pioneiros. A honraria reconhece personalidades ligadas à ABCZ que foram decisivas para a criação e consolidação da Fazu.
Serão homenageados: João Gilberto Rodrigues da Cunha, presidente da ABCZ à época da criação da FUNDAGRI, em 1973, entidade mantenedora da Fazu. Ele será representado por sua filha Suzana Rodrigues da Cunha; Arnaldo Rosa Prata (in memoriam), presidente da ABCZ na fundação da Fazu, em 1975, além de diretor acadêmico da instituição entre 1978 e 1982 e professor. A homenagem será recebida por seu filho, o diretor da ABCZ, Arnaldo Prata Filho; e Luiz Antonio Josahkian, zootecnista formado pela Fazu em 1982, ex-professor da casa e colaborador da ABCZ há mais de 40 anos, atualmente superintendente técnico e referência internacional em melhoramento genético de zebuínos.
A entrega dos troféus será feita pelo diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, durante a abertura oficial da ExpoZebu.
Medalha de Honra aos Egressos da Fazu Jurados da ABCZ
No domingo (27), também na Pista de Julgamento, às 10h, será realizada a cerimônia de entrega da Medalha de Honra aos Jurados da ABCZ Egressos da Fazu. Os 17 zootecnistas formados pela instituição homenageados por sua atuação como jurados oficiais do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ) são: Alisson Oliveira, Carlos Alberto Celestino, Euclides Prata, Fábio Miziara, José Jacinto Júnior, Lucyanna Queiroz, Luís Renato Tiveron, Luís Sérgio Junqueira, Marcelo Moura, Marcelo Toledo, Mauro Bueno da Fonseca, Otávio Villas Boas, Rafael Mazão, Rafael Resende, Rodrigo Ruschel, Russel Paiva e Virgílio Camargos.
Mérito Institucional
A programação comemorativa segue na segunda-feira (28), às 10h, com a cerimônia Mérito Institucional • Fazu 50 Anos, realizada no Museu do Zebu. O evento prestará homenagem a 25 ex-diretores, presidentes e conselheiros que participaram ativamente da consolidação da Fazu: Arnaldo Manuel Borges, Caio Gonçalves, Carlos Henrique Cavallari, Celio Vieira, Dionir Andrade, Edilson Lamartine Mendes (in memoriam) – representado por Ana Cláudia Mendes, Eduardo Biagi, Fábio Melo Borges (in memoriam) – representado por Ana Paula Guido, Gilmar Prado, Heber Marzola (in memoriam) – representado por Cristiano Marzola, Hugo Prata, João Francisco Junqueira (in memoriam) – representado por Cláudio Junqueira, João Machado Prata Junior, José Fernando Bento, José Humberto Rodrigues da Cunha (in memoriam) – representado por Ricardo de La Rocque, José Olavo Borges Mendes, Juan Carlos Lebron, Luiz Claudio Paranhos, Manoel Carlos Barbosa, Manoel Eugênio Prata Vidal, Marco Túlio Barbosa, Newton Camargo (in memoriam) – representado por Fabiano Araújo, Noel Sampaio (in memoriam) – representado por Nilo Sampaio Junior, Orestes Prata Tibery Júnior (in memoriam) – representado por Ângelo Mário Tibery e Ovídio Miranda Brito (in memoriam) – representado por Maria Aparecida de Brito.
Encontro com o Professor Adilson Aguiar
Fechando a série de tributos, no sábado, 3 de maio, das 9h às 11h, o campus da Fazu recebe o Encontro com o Professor Adilson Aguiar, um evento técnico e institucional em homenagem ao zootecnista formado pela casa e referência em manejo de pastagens. Com o tema “Do básico bem feito ao extraordinário: 34 anos de lições sobre pastagens no Brasil”, o encontro terá entrada gratuita e emissão de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site fazu.br/eventos.
Fazu 50 Anos
As homenagens integram uma agenda comemorativa (disponível em fazu50anos.com.br) que se estenderá por todo o ano de 2025, com ações institucionais e acadêmicas. Segundo o diretor executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, as homenagens traduzem o legado construído ao longo de meio século. “Celebrar os 50 anos da Fazu é reconhecer quem construiu essa história com ética, excelência e compromisso com o futuro do agro brasileiro. É também uma oportunidade de inspirar as próximas gerações que seguirão esse caminho”, afirma.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa e Emater Minas Gerais. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava.