40ª Mostra do Museu do Zebu celebra trajetória de grandes personalidades da pecuária

Entre as novidades desta edição estão o Painel da Marca, que destaca propriedades que marcaram história na pecuária zebuína; o Espaço Kids; um novo ambiente dedicado ao Geoparque; e uma área especial para as Associações Promocionais das Raças Zebuínas, com a representação de uma família por raça. O acervo de Chico Xavier também ganhou destaque na mostra.
“O Museu do Zebu e a cidade de Uberaba foram reconhecidos pela Unesco. Estamos falando da religiosidade, do Zebu, dos dinossauros, da paleontologia, da cultura e da mediunidade do Chico Xavier, que agora, pela primeira vez, tem um acervo pessoal exposto na mostra”, destaca Ana Cláudia Mendes Souza, vice-presidente da ABCZ e presidente do Conselho Deliberativo do Museu.

Durante a cerimônia, foram homenageadas cinco personalidades que representam etapas essenciais na construção da pecuária zebuína moderna: Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, Fausto Pereira Lima, Hélio Tavares, João Barisson Villares (in memoriam), Nilson Lúcio e Rafael Teixeira (in memoriam).
O Museu do Zebu funcionará em horário estendido, das 8h às 18h, durante toda a ExpoZebu 2025, sem necessidade de agendamento. Localizado próximo à entrada do Parque Fernando Costa, o espaço é uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto a história e a evolução da pecuária nacional.
“Essa mostra já é uma tradição e, a cada ano, aprimoramos a curadoria do acervo. Para esta edição, escolhemos destacar a trajetória do animal zebuíno, desde o nascimento no campo até a chegada ao Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas. Também apresentamos um acervo tecnológico que mostra como é possível acelerar o trabalho genético nos dias atuais. E, a cada ano, recebemos novos legados de famílias que enriquecem ainda mais a história do nosso museu”, acrescenta Ana Cláudia.
Inaugurado em 1984, o Museu do Zebu leva o nome de Edilson Lamartine Mendes, um dos mais importantes criadores de zebu do país e ex-presidente da antiga Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, entidade que deu origem à atual ABCZ.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa e Emater Minas Gerais. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava.