90ª ExpoZebu: Mapa anuncia abertura de mercado de exportação de gado vivo para a Turquia

A diretora do Departamento de Promoção e Investimentos da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa, Ângela Pimenta Peres, falou da importância do trabalho dos adidos que estão em possíveis mercados de países que mantém relações com o Brasil.
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“Participamos, não só das feiras internacionais para mostrar o potencial do Agro brasileiro, mas de vários eventos que nos colocam próximos aos produtores”, lembra.
Ângela explica que a Caravana do Agroexportador é um mecanismo que conecta o mercado ao Agro, como no evento realizado durante a 90ª ExpoZebu.
“Mostramos como funcionam as relações internacionais. Temos na plataforma do Mapa o Conecta Agro, onde disponibilizamos as informações sobre os países para dar acesso às oportunidades e requisitos de cada um, no caso das exportações,” explica.
A diretora também lembra que isso facilita que o produtor conheça eventuais importadores. “Após a abertura do mercado, nós disponibilizamos o passo a passo de como exportar. E o produtor tem acesso não só às agendas de feiras e rodadas de negócio, mas aos contatos de possíveis importadores”, finaliza.

O Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacou o importante momento das exportações. “Estamos alinhados ao propósito de servir ao produtor como ponte de acesso às informações referentes a essa ampliação de mercado. Faz parte do papel da ABCZ fomentar o crescimento dos negócios nacionais, para oportunizar o aumento da lucratividade dos criadores”, explica.
Jonadan Ma, pecuarista que também participa do Brazilian Cattle, desde 2018 já trabalha com exportações de material genético e agora também está exportando animais vivos de várias raças, como Gir e Nelore para o Equador. Mesmo já tendo um mercado conhecido com o qual negocia, o criador diz que esse trabalho de abertura de fronteiras é complexo e que o pecuarista tem que ter paciência.

“A primeira coisa é marcar território na utilização dos parâmetros do ministério da agricultura do Brasil e do país que está importando nosso produto, que pode ser muito bom, mas se não tiver uma base técnica, legal e formal coloca a perder todo o trabalho. Temos que perpetuar as qualidades dos animais para não só abrir ou ampliar mercados, mas garanti-los ao longo prazo”, afirma.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa e Emater Minas Gerais. O café oficial da feira é o Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava.