90ª ExpoZebu: nova geração do agro discute sucessão familiar e protagonismo no campo

A programação contou com palestras sobre o futuro do agronegócio, a importância do uso de tecnologia no campo e uma apresentação especial sobre o PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, desenvolvido pela ABCZ.
Para a vice-presidente da Comissão FAEMG Jovem, Laura Meireles, eventos como esse são fundamentais para inspirar e orientar a juventude rural.
“A sucessão rural ainda é um dos principais desafios do agro. Muitos jovens não querem permanecer no campo ou seguir produzindo. Nosso trabalho é justamente despertar esse interesse, fazer com que eles queiram voltar para o agro, permanecer na atividade e continuar alimentando o Brasil e o mundo”, pontuou.

Com participação ativa na fazenda da família, o médico veterinário Nicolas Prata falou com propriedade sobre a importância de preparar desde cedo os jovens para assumir o comando das propriedades. “O jovem precisa entender que, no futuro, será ele quem estará à frente da fazenda, ele quem vai plantar, colher, tomar decisões e conduzir o negócio. Se ele não enxergar isso agora, mais adiante pode se perguntar: 'E agora, como vou fazer?'. Por isso, é essencial que comece desde cedo a se envolver, a pensar no amanhã", destacou.
“Na fazenda, a gente trabalha de domingo a domingo, faça sol ou faça chuva. Não tem folga. É diferente da cidade. A sucessão depende do entendimento dessa rotina desde cedo. No futuro, serão eles que estarão ali, dando continuidade ao trabalho dos pais — ou até fazendo melhor”, ressaltou.
Segundo dados do IBGE, apenas 30% das empresas familiares no Brasil chegam à segunda geração, e menos de 5% à terceira. O dado evidencia a urgência de discutir a sucessão rural e preparar os jovens para garantir a continuidade da produção agropecuária no país.
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa, Emater Minas Gerais e Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava, do Grupo Petrópolis.