90ª ExpoZebu: Mérito ABCZ homenageia protagonistas da pecuária

Criada em 1977, a honraria passou a se chamar Mérito ABCZ em 1999 e contempla diferentes áreas ligadas ao setor. Em 2025, os homenageados foram reconhecidos nas seguintes categorias: Nacional, Internacional, Técnico, Colaborador, Comunicação, Especial e Político.
“Hoje é um momento de reconhecimento, de reflexão sobre a nossa cultura, nossas raízes, nosso trabalho e como eles influenciam o progresso do nosso país. A agropecuária tem um papel de destaque na construção de um futuro promissor para o agronegócio brasileiro. Ao olharmos para cada homenageado, lembramos da força e da resiliência do povo do nosso país. Nossa atividade movimenta a economia, gera empregos e fortalece nossa identidade como nação agropecuária por excelência. Deixo aqui minhas sinceras saudações a todos os homenageados. Vocês nos inspiram. São exemplos de comprometimento e dedicação ao nosso setor”, destacou, durante o seu discurso, o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
“Aproveito também para agradecer a todos que, de alguma forma, contribuem para que o alimento produzido no campo chegue à mesa de cada brasileiro e de pessoas ao redor do mundo. Muito obrigado”, complementou.
.jpeg)
Confira os homenageados do Mérito ABCZ 2025, por categoria:
Categoria Nacional
Alderico Pinheiro de Campos (in memoriam)
Antônio José Dourado de Oliveira
Djenal Tavares Queiroz Neto
Durval Werneck de Menezes
Fausto Rodrigues da Cunha
Geraldo Moacyr Bordon (in memoriam)
Hélio Corrêa de Assunção
Irmãos Barros Correia
Jairo Queiroz Jorge
José Nazareno Goulart Junior
Marcos Melo
Categoria Internacional
Manfred Rohrmoser Jiménez
Categoria Técnico
Ireno Cassemiro da Costa
Categoria Colaborador
Adriana Lopes Sgobbi Porto
Categoria Comunicação
Alexandre Eggers Garcia
Categoria Especial
Antônio Cabrera Mano Filho
André Aranha Corrêa do Lago
Categoria Político
Hugo Motta Wanderley da Nóbrega
A 90ª ExpoZebu é organizada pela ABCZ, com apoio da Prefeitura de Uberaba, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), CNA, Faemg/Senar, Sebrae, Banco do Brasil e Fazu 50 anos. Patrocínios de Neogen, Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Romancini Troncos e Balanças, Virbac, Caixa, Emater Minas Gerais e Dona Neném. A cerveja oficial é a Itaipava, do Grupo Petrópolis.