Fazenda São Leopoldo Mandic recebe visita técnica da ABCZ para avaliação de animais da raça Nelore

A ação contou com o acompanhamento do Técnico de Registro da ABCZ, Daniel Pupin Costa. “O trabalho realizado na propriedade foi voltado para o registro definitivo e emissão de RGN de alguns animais. Eles estão no início da criação de gado Nelore. Adquiriram um rebanho, composto por uma vacada PO, e estamos registrando os primeiros animais”, explica.
“A partir da próxima safra, eles já aderirão ao PMGZ completo, o que permitirá o controle de desempenho dos animais, o aprimoramento das avaliações e, consequentemente, a melhoria do rebanho. Embora o trabalho ainda esteja em fase inicial, já é possível observar resultados promissores em alguns animais. Além disso, o contato frequente com os funcionários da fazenda tem contribuído para o entendimento dos processos da ABCZ, refletindo na qualidade dos dados fornecidos”, completa
O médico veterinário da fazenda, Vitor Saggiorato, também destaca os benefícios da parceria. “Quando falamos em ABCZ, logo pensamos em melhoramento genético. A parceria com a associação e o acompanhamento técnico possibilitam visualizar e entender as características da raça. Sendo assim, a cada ciclo buscamos apurar o plantel por meio de acasalamentos dirigidos, e o resultado fica claro aos olhos do pecuarista”, afirma.
Os avanços já são perceptíveis. “A Fazenda SLM vem retomando o trabalho com o gado registrado da raça Nelore há dois anos, com presença constante e apoio do Técnico de Registro da ABCZ, Daniel Pupin. Já observamos uma evolução significativa do rebanho”, ressalta o Ricardo Abreu, Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
