ABCZ participa de homenagem à primeira turma da Fazu, que celebra 50 anos de contribuição ao agronegócio
Considerada o braço acadêmico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) celebrou, no último sábado (28), uma homenagem solene à sua primeira turma de formandos, em meio às comemorações pelos seus 50 anos de história.
O evento, realizado no campus da instituição, reuniu ex-alunos do curso de Zootecnia que integraram a turma de 1975 a 1979, além de professores, familiares e colaboradores. A ABCZ foi representada na solenidade pelo Vice-Presidente, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a Presidente do Zebu do Bem, Iara Marquez, e o Superintendente Técnico da entidade, Luiz Antonio Josahkian.
Durante a cerimônia, os ex-alunos e professores da primeira turma foram homenageados com o Prêmio Vanguardistas. Um dos momentos marcantes foi o descerramento da placa de formatura no novo campus da Fazu, gesto simbólico para relembrar que, à época do curso, as aulas aconteciam em outro local, onde hoje está instalada a sede da Prefeitura de Uberaba.

O Técnico de Registro da ABCZ, Thinouco Francisco Sobrinho, também participou da homenagem. Ele é egresso da primeira turma do curso de Zootecnia da Fazu e ingressou na ABCZ logo após a formatura.
Criada em 1973 pela ABCZ, a Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri) foi a mantenedora responsável por tornar realidade o sonho de uma instituição de ensino superior voltada ao desenvolvimento agropecuário da região.
“A criação da Fazu foi uma iniciativa visionária da ABCZ, por meio da Fundagri, para garantir a formação de profissionais voltados ao desenvolvimento do nosso setor. Hoje, vemos com orgulho que essa semente germinou e ultrapassou fronteiras. A Fazu é referência internacional, recebendo alunos de vários países e contribuindo com a expansão do conhecimento das Ciências Agrárias em toda a América Latina”, afirmou Arnaldo Manuel.
Atualmente, 10% dos alunos da Fazu são estrangeiros, sendo a Bolívia o país com maior representatividade. Os cursos com maior número de alunos estrangeiros, proporcionalmente, são Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária. A instituição também conta com estudantes do México, Panamá, Costa Rica, Paraguai, Venezuela, Estados Unidos, Nicarágua, Equador e Peru.
Em sua fala, o Diretor da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, reforçou o papel da primeira turma na construção da história da instituição. “Vocês, integrantes da primeira turma, foram os primeiros a acreditar. Os primeiros a entrar em sala de aula e a vestir a camisa da Zootecnia, quando ela ainda era uma semente. Foram vocês que ajudaram a construir o alicerce sobre o qual erguemos cinco décadas de ensino, pesquisa e inovação”, destacou.
Representando os ex-alunos homenageados, Patrícia Drummond emocionou os presentes com sua fala. “Nós, da primeira turma da cinquentenária Faculdades Associadas de Uberaba, fomos pioneiros nesta jornada. Hoje, estamos honrados e emocionados com esta homenagem. Temos muito a agradecer, e nossa gratidão começa há 50 anos, quando a ABCZ criou a Fundagri, viabilizando o projeto da nossa escola e da nossa faculdade”, relembrou.
O Conselheiro da Fazu, Randolfo Borges, também compartilhou uma reflexão marcada pela emoção e pelas memórias vividas desde os primeiros anos da faculdade. “Hoje é um dia em que a emoção transborda. É o reencontro de velhos amigos e amigas, velhos no sentido literal, os garotos de outrora, transbordando de alegria, cheios de fé, arrojo e esperança, olhando para a existência: uma vida inteira exuberante, com um belo ideal sem fim”, declarou.