ABCZ marca presença em encontro do Grupo Gerar Corte, promovido pela Zoetis

O Grupo Gerar (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é uma iniciativa da Zoetis, criada em 2006, com o objetivo de discutir e desenvolver soluções práticas para o aumento da eficiência reprodutiva em bovinos, tanto de corte quanto de leite. Ao longo de quase duas décadas, o programa tem impulsionado a produtividade no campo com o apoio de técnicos, fazendas e instituições acadêmicas.

O Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, ministrou uma palestra durante o evento e destacou a oportunidade de estreitar parcerias estratégicas.
“O grande mercado consumidor de genética zebuína registrada e avaliada é o rebanho comercial, que soma aproximadamente 65 milhões de fêmeas de corte em idade reprodutiva. Destas, cerca de 14,6 milhões são inseminadas anualmente por meio da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Vemos nesse universo um potencial enorme de utilização dos produtos e serviços da ABCZ, especialmente do PMGZ Comercial. Os técnicos do Grupo Gerar podem ser grandes parceiros nesse processo, auxiliando na disseminação da genética zebuína de qualidade”, pontuou.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias para aumentar a taxa de prenhez, reduzir intervalos entre partos e melhorar os índices zootécnicos nos sistemas de produção. O professor José Vasconcelos, um dos principais nomes da área de reprodução bovina no país e participante ativo do grupo desde sua criação, ressaltou a importância da abordagem integrada entre técnica e genética.

“Estamos há 19 anos trabalhando para melhorar a eficiência reprodutiva dos bovinos, sempre em busca de soluções que levem mais produtividade ao campo. A vaca só é produtiva quando gera um bezerro, e os produtores estão cada vez mais conscientes disso. A evolução da genética, aliada à IATF, permite o uso de animais superiores, o que tem elevado significativamente os patamares de produção de carne no Brasil”, afirmou.
Para a Zoetis, a presença da ABCZ no encontro agrega ainda mais valor técnico e estratégico ao Grupo Gerar. Segundo Francisco Lopes, gerente de Serviços Técnicos da empresa, a troca de experiências com entidades de referência é essencial para acelerar os resultados no campo.
“A participação da ABCZ, representada pelo Ricardo Abreu, é fundamental para aproximar o melhoramento genético dos principais técnicos do Brasil. São esses profissionais que, por meio da IATF, levam a genética de ponta para dentro das propriedades. Essa parceria tem tudo para ser um marco na transformação da pecuária nacional, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e rentabilidade dos pecuaristas”, destacou.