Melhoramento genético do Zebu é destaque durante a Goiás Genética

Promovida pela AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu), a Goiás Genética conta com a participação da ABCZ na sua programação técnica. A Supervisora de Relações Internacionais da associação, Raquel Dal Secco Borges, levou conhecimento sobre a pecuária brasileira e a sua disseminação no mundo por meio do Brazilian Cattle.
Já a Responsável Técnica do ETR (Escritório Técnico Regional) da ABCZ em Goiânia, Vanessa Barbosa, realizou uma apresentação sobre o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).

A comitiva da ABCZ também recebeu cerca de 30 representantes de mais de 10 embaixadas que visitaram o evento, em uma ação organizada pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás).
“Os representantes de outros países vieram conhecer a genética goiana. Na oportunidade, ministrei uma palestra sobre a pecuária zebuína e sobre o Brazilian Cattle, que a ABCZ promove em parceria com a ApexBrasil”, comenta Raquel.
“Tivemos a oportunidade de apresentar a evolução do Zebu no território nacional e a participação dos produtores nos programas desenvolvidos pela ABCZ, e explicar as características de cada raça zebuína”, descreve Vanessa.
O evento conta, ainda, com a presença do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. O Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, também participa da feira – que inclui na programação os julgamentos das raças zebuínas.
Por fim, Vanessa e o Técnico de Registro da ABCZ, Marcelo Garcia, também acompanharam a visita de 50 alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), que aprenderam mais sobre as particularidades da pecuária zebuína e sobre o progresso genético.
