ABCZ e Grupo GERAR Corte fortalecem parceria para ampliar o acesso à genética zebuína no rebanho de corte

O encontro destacou a integração entre os programas da ABCZ, como o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) e o PMGZ Comercial, e o trabalho técnico dos profissionais do GERAR Corte, visando fortalecer o uso de tecnologias reprodutivas e aprimorar os índices de produtividade da pecuária de corte brasileira.
“O Brasil é uma referência no uso de tecnologia e inseminação artificial, mas ainda há um grande ‘oceano azul’: cerca de 53% das fêmeas de corte do país ainda são emprenhadas sem critérios, com o chamado ‘boi de boiada’. Temos o privilégio de levar a genética Zebu PO avaliada para o grande mercado consumidor dessa genética, que são as fêmeas cara limpa. O Grupo GERAR Corte é formado por profissionais, médicos-veterinários, que atuam diretamente com quem utiliza a tecnologia da inseminação artificial, principalmente com sêmen de touros das raças zebuínas de corte. Durante nossa participação, falamos sobre o PNAT, o PMGZ Comercial, o poder das fêmeas e a importância de o criador conhecer bem suas matrizes e seu rebanho. Levamos essa reflexão ao GERAR Corte e, a partir dela, temos estreitado cada vez mais as parcerias entre as entidades. Com isso, quem ganha é o mercado e o criador, que conquista mais eficiência e rentabilidade”, afirmou Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
Com mais de 300 médicos veterinários, pesquisadores e especialistas em reprodução bovina espalhados por diversas regiões do país, o GERAR reúne duas décadas de trabalho e mais de 15 milhões de dados analisados.
“Quando o Ricardo percebeu o tamanho e a importância desse trabalho, ele sugeriu que uníssemos forças para aproveitar esses dados de reprodução dentro da ABCZ. Isso vai permitir avaliações genéticas ainda mais precisas e ajudar a identificar os animais mais eficientes, fortalecendo cada vez mais a raça Nelore”, comenta o professor José Luiz Moraes Vasconcelos (Zequinha), da UNESP/Botucatu.

Em 2025, o GERAR Corte realizou seis encontros regionais em diferentes estados do país, promovento importantes discussões sobre o melhoramento genético de bovinos. “Convidamos a ABCZ para participar conosco e também aproximamos a indústria. Assim, conseguimos conectar a genética à etapa final, os animais abatidos, entendendo o melhor desempenho e o que realmente buscamos nesses animais. A participação da ABCZ foi justamente para falar sobre o Nelore do futuro. Como a maior associação de criadores de gado zebu do mundo, a ABCZ trouxe uma visão estratégica sobre onde precisamos investir mais no Nelore para garantir avanços contínuos na raça”, salientou Catarina Lopes, gerente de Serviços Técnicos da Zoetis.
O médico-veterinário Thiago Trevisi, da Guadalupe Agropecuária, avaliou a presença da ABCZ como um impulso direto ao trabalho de campo. “Esse trabalho é de fundamental importância para nós. Contar com o apoio da ABCZ, com toda a robustez técnica do PMGZ, contribui diretamente para o que fazemos no campo. Isso permite oferecer a melhor genética possível ao mercado e fortalece o fomento ao melhoramento genético como a principal mola propulsora do ganho de produtividade”.
Na mesma linha, o diretor executivo da JBS Friboi, Eduardo Pedroso, destacou o papel do GERAR na integração entre os elos da cadeia. “Foi uma participação muito especial e oportuna. Pudemos levar informações atualizadas sobre o mercado da carne, as demandas dos principais mercados de exportação e as oportunidades de valor agregado do mercado interno. Essa troca é essencial, porque o GERAR reúne uma base sólida de veterinários especializados em reprodução animal, profissionais que impulsionam o motor da IATF no Brasil e são fundamentais na escolha da melhor genética para a produção de carne das próximas gerações”.
O encontro também contou com as presenças do Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, do Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura e da assessora de melhoramento genético da ABCZ, Nathalia Costa Diniz.