3ª ExpoLeite: ABCZ e ApexBrasil renovam e ampliam contrato do Brazilian Cattle

Nesta terça-feira (14), segundo dia de programação oficial da 3ª ExpoLeite, a equipe do Departamento Internacional da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) se reuniu com empresários participantes do Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido pela entidade em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), para anunciar a renovação e ampliação do convênio do programa.
A notícia, recebida com entusiasmo pelos participantes no encontro promovido no Salão Internacional do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), significa um avanço de sucesso no que diz respeito à disseminação do melhoramento genético do Zebu brasileiro pelo mundo, ao passo que cada vez mais países demonstram o seu interesse pelo potencial das raças zebuínas na pecuária tropical.
O Diretor de Relações Internacionais da ABCZ, Bento Mineiro, apresentou a renovação do contrato com a ApexBrasil por mais dois anos.

“Em nome do Presidente Gabriel Garcia Cid e de toda a Diretoria da ABCZ, anunciamos a renovação do nosso convênio – que não só foi aprovado sem ressalvas, mas ainda conquistou uma ampliação do valor do convênio para os próximos dois anos, passando de R$ 4,7 milhões para R$ 6 milhões”, comemorou Bento.
“O ciclo que encerramos agora foi marcado por uma verdadeira revolução no entendimento do planeta do que é a pecuária tropical desenvolvida aqui no Brasil. Nunca ficou tão claro que o futuro do Zebu chegou, acompanhado pelo crescimento das empresas que participam do nosso projeto, da divulgação do melhoramento genético das raças zebuínas no mundo, e não tenho dúvida que é o começo de um momento muito especial para o Zebu no mundo”, ressaltou.
Além da ampliação do Brazilian Cattle, a reunião também apresentou os resultados dos últimos três anos do projeto, evidenciando ainda mais como o programa vem crescendo a cada nova ação desde a sua fundação, há mais de 20 anos.
“As empresas participantes no projeto estão fazendo um golaço no exterior do Brasil e queremos que continuem marcando muitos pontos lá fora – e o nosso propósito é ajudá-los a fazer essa ponte. Cada momento em que é feita a renovação da nossa parceria é uma oportunidade de traçar o que deve ser feito no próximo ciclo”, aponta a Supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco Borges, que comandou a reunião ao lado do Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón.

A Consultora do Brazilian Cattle, Izabelle Jardim, e a Analista de Comunicação do departamento, Yasmin Perissê, discorreram, respectivamente, sobre os resultados nas ações referentes a assuntos regulatórios – principalmente, aberturas de mercados internacionais – e um relatório da participação do Brazilian Cattle em eventos mundo afora.
Entre 2023 e 2025, a atuação do Brazilian Cattle resultou na abertura de 40 novos mercados. Apenas desde o ano passado, o projeto estabeleceu novas conexões comerciais em Camarões, Etiópia, Gabão, Indonésia, Nigéria, Paquistão e Rússia. O programa conta, hoje, com 74 mercados em fase de negociação.
Desde 2023, as exportações viabilizadas pelo Brazilian Cattle movimentaram USD 278,22 milhões. O projeto apoiou um total de 128 empresas em 2025 – mais que duplicando o resultado obtido em 2020.
“Parabéns a toda a equipe do Brazilian Cattle e a todos os empresários que acreditam em nós e no nosso trabalho. Muito obrigado a todos”, finalizou o Gerente de Projetos Setoriais da ApexBrasil, Anderson Dib.
A 3ª ExpoLeite é organizada pela ABCZ, com patrocínios de CNA/Faemg/Senar, Neogen e Romancini. O café oficial da feira é o Dona Neném e a cerveja oficial é a Itaipava.