ABCZ participa da abertura da 54ª Expoinel e 21ª ExpoBrahman

A solenidade foi marcada pela execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras, com a presença de Diretores da ABCZ, representantes das associações de raças, criadores e associados, além do presidente da Asocebu Bolívia (Associação Boliviana de Criadores de Cebú), Marcelo Fernando Muñoz Añe.
O Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância das raças zebuínas para o fortalecimento da pecuária nacional.
“A raça Nelore mostra, ano após ano, ao mundo o verdadeiro potencial da genética zebuína na produção de carne. É graças, em especial, ao Nelore e a todas as demais raças zebuínas que o Brasil se consagra hoje como o maior exportador mundial de proteína vermelha e o segundo maior produtor global”, afirmou.
Segundo ele, os números comprovam a força do setor. “Em 2024, produzimos mais de 10 milhões de toneladas de carne, exportando 2,8 milhões. São dados que ilustram não apenas a liderança do Brasil no cenário internacional, mas também o trabalho incansável do produtor e do pecuarista brasileiro. Em setembro, batemos um novo recorde mensal, com 314 mil toneladas exportadas, um aumento de mais de 25% em relação ao ano passado”.
.jpeg)
Gabriel também ressaltou a importância da união entre as entidades promotoras. “Junto ao Presidente Victor e ao Presidente Gustavo, realizamos a Expoinel e a ExpoBrahman com o propósito de mostrar, mais uma vez, ao país e ao mundo, como produzimos carne de qualidade. Desejo boa sorte a todos os expositores, à equipe da ACNB e, em especial, aos tratadores, que têm papel fundamental nesse trabalho”.
Com 175 animais inscritos, as competições da 21ª ExpoBrahman começam nesta quarta-feira (15), às 8h, com o Brahman a Campo, modalidade exclusiva da ACBB que avalia o desempenho dos animais em ambiente de pasto, simulando as condições da pecuária extensiva de corte. A disputa ocorrerá em dois dias.
O Julgamento de Pista, destinado à avaliação dos animais de elite, acontece de 16 a 18 de outubro, com a escolha dos Grandes Campeões da ExpoBrahman. As avaliações serão conduzidas pelo jurado paraguaio Mário Rempel, membro da Comissão Técnica da Raça Brahman no Paraguai e criador da raça em seu país.
“Chegamos ao momento mais aguardado pelos criadores da raça Brahman: a 21ª edição da Exposição Internacional da Raça. Mais uma vez, teremos grande participação dos nossos associados e temos certeza de que presenciaremos belas disputas, tanto no Brahman a Campo quanto nas competições na pista tradicional do Parque Fernando Costa”, destacou o Presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues.
Os julgamentos da 54ª Expoinel começaram nesta terça-feira (14) e seguem até sábado (18). A avaliação do Nelore será conduzida pelos jurados Horácio Alves Ferreira Neto, Lourenço de Almeida Botelho e Rafael Mazão Ghizzoni. Já o Nelore Mocho será julgado por Murilo Miranda de Melo.
O Presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Victor Miranda, comemorou o recorde de participação. “Batemos recorde, com mais de 1.050 animais em pista, e isso só foi possível graças ao total apoio da ABCZ”.
“Agradeço ao presidente do Brahman, Gustavo Rodrigues, pela parceria. Vamos continuar realizando juntos eventos como este, inclusive a ExpoLeite, promovida pela ABCZ. É muito positivo ver o parque com esse movimento e essa integração. Este é um espaço maravilhoso, que hoje recebe quatro grandes eventos ao longo do ano: a ExpoGenética, a ExpoZebu, a Expoinel Mineira e agora a Expoinel Nacional, que encerra o importante ranking da raça Nelore”, finalizou Victor Miranda.
.jpeg)