Pavilhão Multiuso recebe os primeiros julgamentos da 3ª ExpoLeite

Os trabalhos começaram com a apresentação das fêmeas 1/4 Holandês x Gir. O cruzamento, reconhecido oficialmente em 1996, é responsável por grande parte da produção leiteira nacional. Atualmente, cerca de 80% do leite produzido no Brasil vem de rebanhos Girolando. A diversidade genética da raça permite que ela se adapte a diferentes sistemas de produção.

“Por causa dessa pluralidade de composição racial, a gente consegue ver o Girolando em todos os sistemas de produção. E é aí que está a beleza da raça. Se o produtor quer animais mais voltados para o pasto, em sistemas extensivos, é possível com o Girolando. E se ele quiser intensificar a produção e obter mais leite por vaca, no compost barn ou no freestall, a raça também responde muito bem. Essa é a grandeza do Girolando, que ganha cada vez mais espaço no cenário nacional”, destacou o jurado da raça Girolando Tiago Moraes Ferreira.

À tarde, foi a vez das fêmeas 5/8 entrarem na pista. Formosa conquistou o primeiro prêmio da sua carreira na categoria Baby, garantindo mais um troféu para a Estância São José. E, segundo o criador César Augusto Garcia, vencer no “palco do Zebu” tem um significado especial.
“O Girolando mostra a cada exposição o que é a raça. Em leite, nós não devemos mais nada para as outras raças. Agora, estamos aprimorando o que já era bom. A ExpoLeite é importante, e o Parque da ABCZ tem seu valor, seu carisma. É um orgulho ganhar aqui, e valorizo o trabalho da minha equipe, porque o mérito é deles”, afirmou o criador.
.jpeg)
Enquanto os julgamentos do Girolando movimentavam o Pavilhão Multiuso, as avaliações do Brahman a Campo aconteciam no Recinto de Avaliações das Raças Zebuínas a Campo Ernani Torres Cordeiro, e o Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha recebia os trabalhos com Nelore Padrão, Nelore Mocho e Nelore Pelagens. Uma semana dedicada ao que há de melhor na pecuária, é o Zebu, para a produção de carne e também de leite.
.jpeg)
A 3ª ExpoLeite é organizada pela ABCZ, com patrocínios de CNA/Faemg/Senar, Neogen e Romancini. O café oficial da feira é o Dona Neném e a cerveja oficial é a Itaipava.