3ª ExpoLeite tem recorde mundial e define Grandes Campeãs do Concurso Leiteiro

As Grandes Campeãs do Concurso Leiteiro foram anunciadas na noite desta quarta-feira (15), na pista de julgamentos da 3ª ExpoLeite, realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A edição deste ano registrou recorde de inscrições, com 80 exemplares das raças Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Sindi participando do desafio.
“O desempenho produtivo dos animais foi extraordinário. Isso nos deixa muito satisfeitos e felizes, pois mostra que o zebuíno leiteiro tem se encaixado em diversos sistemas de produção, evidenciando seu grande potencial produtivo e o impacto positivo que gera em toda a cadeia”, destacou Rafael Vizoná, gerente de Melhoramento Genético do Leite da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O torneio também registrou recorde de produtividade entre os exemplares da raça Girolando. A vaca Fernanda Forbeis IS Olho D’Água, de propriedade do expositor Rodrigo Nogueira, alcançou média de 111,947 quilos de leite, tornando-se a nova recordista mundial da raça e a Grande Campeã do Concurso. A Reservada Campeã foi Doce FIV Resolve, de Eduardo Domingues de Castro. “Cada recorde batido comprova o quanto a genética evoluiu e o quanto vale a pena investir em melhoramento”, afirmou Rodrigo Moreira, criador.
Entre os cruzamentos Sindi x Jersey, a Grande Campeã foi Tangerina 421, do criador Wilton Melo, e a Reservada Campeã, Laranjinha 431, de Alberto Rodrigues Cunha Júnior.
Na raça Sindi, o título de Grande Campeã ficou com Pacífica da Estiva, de Adaldio Castilho, e a Reservada Campeã foi Faísca T, também de Alberto Rodrigues Cunha Júnior.
“A raça foi muito bem representada, trazendo novos resultados. A cada ano, temos visto um crescimento constante, o que mostra o potencial e o trabalho de seleção dos criadores”, ressaltou Eduardo Magalhães de Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Sindi (ABCSindi).
Na raça Guzerá, a Grande Campeã foi Cisma PEAC, de Álvaro Abascal. A reservada campeã foi Zoada da Boa Lembrança, de Marcelo Lack. “Este prêmio é resultado de anos de seleção do gado Guzerá Leiteiro. É fruto de um trabalho longo, construído ao longo de muitos anos de dedicação e seleção criteriosa”, destacou o criador Álvaro Abascal.
O Gir Leiteiro, raça com o maior número de exemplares inscritos no torneio, também apresentou resultados expressivos. A Grande Campeã foi Valesca FIV Vila Rica, de Thiago Moreira, da Estância Esperança, o mesmo criatório que revelou Coral FIV Estância Esperança, fêmea jovem que bateu o novo recorde de produção da categoria, com média de 63,587 quilos de leite. A reservada campeã foi Janda Fazenda Recreio, de Mila de Carvalho
“Acreditávamos muito nela, mas o concurso foi muito concorrido, com muitas vacas participando. Por isso, ficamos muito surpresos e extremamente satisfeitos com o resultado”, celebrou Glória Moreira, criadora.
Em tom de celebração, Rafael Vizoná encerrou destacando que a ExpoLeite é, acima de tudo, um encontro de quem acredita e trabalha pelo zebuíno leiteiro. “Mostra que a ExpoLeite é uma feira para todos, que busca agregar todas as raças interessadas na produção de leite. Que todos saibam que podem se sentir em casa aqui na ABCZ”.
A 3ª ExpoLeite é organizada pela ABCZ, com patrocínios de CNA/Faemg/Senar, Neogen e Romancini. O café oficial da feira é o Dona Neném e a cerveja oficial é a Itaipava.
Confira abaixo os resultados completos do Concurso Leiteiro da 3ª ExpoLeite: