ABCZ realiza abertura oficial da 3ª ExpoLeite

Com mais de 600 animais participantes, das raças Gir Leiteiro, Sindi, Guzerá, Girolando e Guzolando, o evento destaca a evolução, importância e força da cadeia produtiva do leite, presente em 98% dos municípios brasileiros e que resulta na produção de 35,4 bilhões de litros todos os anos.
A terceira edição da ExpoLeite apresenta o tema ‘Zebu Leiteiro: genética que alimenta o mundo’, ressaltando o papel do melhoramento genético na produção de leite em quantidade e qualidade, a partir da criação e seleção das raças zebuínas leiteiras.
“A genética do Zebu leiteiro está mostrando, mais uma vez, o seu valor no Parque Fernando Costa. Quem pratica o melhoramento genético já sabe da importância da genética e do seu efeito transformador na pecuária, e é isso que está em evidência em cada pavilhão, cada animal julgado e cada ordenha do Concurso Leiteiro”, afirmou o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, no decorrer da cerimônia, ao lado de autoridades como a Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, a Deputada Federal Ana Paula Leão, entre outros.
Para o Diretor de Pecuária Leiteira, Rodrigo Simões, o sucesso das três edições da ExpoLeite traduz a importância não só do evento, mas da atenção redobrada que a ABCZ vem dando à pecuária leiteira.
“Pouco mais de três anos atrás, rascunhávamos o que se tornaria a Diretoria do Leite da ABCZ, e todo o trabalho que conseguimos entregar às raças zebuínas leiteiras só foi possível pelo apoio incondicional de todos os Diretores e colaboradores da ABCZ. Tenho a alegria de dizer que todos os nossos projetos foram entregues – e a ExpoLeite é um dos principais”, comemora.
Neste ano, a ExpoLeite é realizada simultaneamente à Expoinel, Expobrahman e Expogil. A programação da feira inclui destaques como os tradicionais julgamentos de animais, o Concurso Leiteiro, e uma agenda comercial com seis leilões e um shopping.
E, por falar em Concurso Leiteiro, a disputa, encerrada nesta quarta (15), revelou as Grandes Campeãs entre as 80 matrizes inscritas no torneio – número recorde de participantes –, das raças Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Sindi.
A prova contou com um novo recorde mundial de produção de leite para a raça Girolando: a matriz Fernanda Forbes IS Olhos D’Água alcançou uma média impressionante de produção de 111.947 quilos de leite.
A abertura oficial da 3ª ExpoLeite contou, ainda, com a realização do esperado Mérito ABCZ ExpoLeite, que homenageou personalidades que se destacam em suas atuações em prol da pecuária leiteira nacional, em diversos segmentos.
Na categoria Criador, foram premiados Waldevan Alves de Oliveira, Joaquim José da Costa Noronha e Vania Maldini Penna. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, foi o homenageado da categoria Político, enquanto Ivan Ledic recebeu o Mérito na categoria Técnico. E, por fim, Domício José Gregório Arruda Silva foi o nome escolhido para a categoria Especial.
Para saber mais sobre a 3ª ExpoLeite, acesse: abcz.org.br/expoleite. A feira segue até domingo (19).
A 3ª ExpoLeite é organizada pela ABCZ, com patrocínios de CNA/Faemg/Senar, Neogen e Romancini. O café oficial da feira é o Dona Neném e a cerveja oficial é a Itaipava.