ABCZ apresenta balanço positivo da terceira edição da ExpoLeite

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comemora os resultados positivos da 3ª ExpoLeite, feira totalmente dedicada à pecuária leiteira desenvolvida pela entidade, encerrada neste domingo (19), em Uberaba (MG).
Com recordes de produção de leite, uma programação técnica extensa e uma agenda comercial completa, a terceira edição da feira voltou a consolidar o evento como um destaque para o setor, sob o tema “Zebu Leiteiro: genética que alimenta o mundo”.
Realizada de forma simultânea à 25ª Expogil, 54ª Expoinel e 21ª Expobrahman, a ExpoLeite contou com a participação de mais de 600 animais das raças Gir Leiteiro, Sindi, Guzerá, Girolando e Guzolando.
Os seis leilões e um shopping que compuseram a programação comercial oficial da feira movimentaram mais de R$ 9,8 milhões, demonstrando na prática a alta valorização do melhoramento genético aplicado à cadeia produtiva do leite.
“A genética do Zebu leiteiro mostrou, mais uma vez, o seu valor no Parque Fernando Costa. Quem pratica o melhoramento genético já sabe da importância da genética e do seu efeito transformador na pecuária, e é isso que esteve em evidência em cada pavilhão, cada animal julgado e cada ordenha do Concurso Leiteiro”, comemora o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Para o Diretor de Pecuária Leiteira da associação, Rodrigo Simões, o sucesso da 3ª ExpoLeite reforça a importância do evento no calendário anual de feiras promovidas pela ABCZ.
“Logo no primeiro ano, a ExpoLeite já começou grande e prestigiada, e vem crescendo a cada edição. Neste ano, ela deu um salto, graças à parceria com a ABCGIL. O evento foi muito colorido em termos de variedade de raças bovinas; percebemos uma adesão maior a cada ano, seja de criadores, seja de parceiros comerciais”, aponta.
Entre os destaques da feira, merece atenção a Vaca Suprema desta edição, eleita a melhor matriz entre todas as participantes: Fernanda Forbes IS Olhos D’Água, da raça Girolando CCG ¾, do criador Rodrigo Nogueira Ferreira, da Estância Nogueira, despontou como a ganhadora absoluta da ExpoLeite, nomeada pela jurada da ABCZ e da ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), Tatiane Drummond Tetzner.
Fernanda Forbes também se destacou no Concurso Leiteiro da feira, estabelecendo um novo recorde mundial para a sua raça, com uma produção média impressionante de 111,947 kg de leite. A disputa reuniu 80 matrizes inscritas, das raças Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Sindi.
“O desempenho produtivo dos animais foi extraordinário. Isso nos deixa muito satisfeitos e felizes, pois mostra que o zebuíno leiteiro tem se encaixado em diversos sistemas de produção, evidenciando seu grande potencial produtivo e o impacto positivo que gera em toda a cadeia”, destacou Rafael Vizoná, Gerente de Melhoramento Genético do Leite.
O Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa e o Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas da ABCZ foram palco dos tradicionais julgamentos de animais, premiando aqueles que se destacaram em diversas categorias e ajudando a definir os rumos do progresso genético.
Já na abertura oficial da feira, que contou com a participação de autoridades como o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a Deputada Federal Ana Paula Leão e a Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, a ABCZ firmou um convênio de cooperação técnica e comercial com a Emater-MG, visando ao fortalecimento do Pró-Genética Online.
Ainda na inauguração, o Mérito ABCZ ExpoLeite homenageou personalidades que se destacam em suas atuações em prol da evolução da cadeia produtiva do leite e da pecuária nacional.
O conteúdo técnico da ExpoLeite também movimentou o evento. Mais de 150 jurados da ABCZ participaram do Curso de Atualização Técnica, promovido a cada dois anos pelo CJRZ (Colégio de Jurados das Raças Zebuínas).

E a importância internacional do Zebu e da genética brasileira foi ressaltada no decorrer da programação. A equipe do Departamento Internacional da ABCZ se reuniu com empresários participantes do Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido pela entidade em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), para anunciar a renovação e ampliação do convênio do programa.
Além disso, o departamento realizou uma nova edição do Zebu Exports Day, que trouxe o consultor Marcelo Prado, da M Prado, para uma palestra com o tema “Gestão: o coração da pecuária inteligente”. No total, o Salão Internacional recebeu 25 empresas parceiras e 53 visitas internacionais, de oito países.
A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) entregou a Edição Especial da Medalha de Honra Fazu – CJRZ 2025, em reconhecimento aos egressos da instituição que atuam como jurados da ABCZ. Outros ex-alunos também foram homenageados como parte das comemorações de 50 anos da Fazu.
E o Museu do Zebu, engajado na missão de preservar e educar sobre a memória do Zebu no Brasil e no mundo, promoveu mais uma edição do projeto Zebu na Universidade, recebendo estudantes do ensino superior para aprimorar seus conhecimentos sobre a pecuária zebuína e sua importância histórica. A instituição realizou a mesa-redonda “Trilhas de Sucesso na Bovinocultura de Leite” durante a 3ª ExpoLeite.
E a central de genética Alta Brasil coordenou o IntegraLeite como parte da programação da feira, reunindo criadores, estudantes e profissionais do setor para discutir os principais desafios e avanços da pecuária de leite.
Realizada pela ABCZ, a ExpoLeite tem patrocínio oficial de CNA/Faemg/Senar, Neogen e Romancini Troncos e Balanças, e apoio de café Dona Neném e cerveja Itaipava.